Na Natureza Selvagem [filme] – Zona de Spoilers


A obra que vamos comentar hoje é Na Natureza Selvagem. Este post faz parte da zona de spoilers. Um local aqui no site em que pretendo debater com vocês sobre as obras comentadas em outros posts, portanto se você ainda não assistiu o filme em questão recomendo acessar o post original, assistir depois voltar aqui para dizer o que achou. Se você já assistiu ou simplesmente não se importa, vamos em frente.

Quando assisti Na Natureza Selvagem pela primeira vez, fiquei realmente inspirado. Esta obra é uma daquelas que possui diversas camadas e pode atingir cada um que assiste de uma forma diferente, mas dificilmente de uma forma negativa. Assistindo novamente, pude recuperar algumas importantes reflexões que gostaria de dividir com vocês.

Sobre o encontro com o casal hippie e menina cantora
É interessante notar que uma das defesas de Alex contra o “problema” das relações interpessoais é que, quando ele começa a se apegar a alguém, ele simplesmente se afasta. Seria realmente uma necessidade humana se relacionar com outros, ou apenas criamos este conceito em nosso cérebro para que possamos suportar a vida com os demais? Passamos toda nossa vida tentando nos encaixar em algum círculo social, mas será que seriamos capazes de sobreviver simplesmente sozinhos? São algumas perguntas bem interessantes que me vieram a mente enquanto refletia sobre estas passagens.

Caçando e matando o Alce
Para mim fica claro uma mensagem forte nesta parte. Ele tinha todo o processo catalogado passo a passo. Só que tem um problema, teoria é diferente da prática! Não importa o quanto você tenha lido sobre determinado assunto e se ache o “especialista”, você não será capaz de fazê-lo, até que faça!

O personagem Ron
Quando Alex está fazendo a primeira refeição junto com Ron, ele diz que sempre que decide viajar, novos pedidos são feitos e ele não pode abandoná-los e assim por diante. É interessante como nos apegamos a certas desculpas para justificar a nós mesmos o que temos medo de fazer ou simplesmente estamos com preguiça de correr atrás. Culpar os outros, reclamar de uma vida difícil, criar um laço de responsabilidade e dependência com qualquer coisa que seja e assim por diante. Lá na primeira parte do post eu disse que Na Natureza Selvagem é um daqueles filmes que vai te fazer “tirar a bunda da cadeira”, acredito que nesta passagem fique bem claro o motivo disto ser tão importante.

A suposta causa da morte de Alex Supertramp, uma importante lição
A morte de Alex foi para mim muito emblemática. Primeiro pois ela trás o óbvio a tona. Diferentemente dos filmes e contos literários, a vida pode ser bem cruel e dificilmente tem um final feliz, mas isto é meio óbvio não? A real questão e lição que tirei disso foi, um erro em meios a muitos acertos ainda pode ser fatal! Ele esteve vivendo no Ônibus Mágico durante aproximadamente 100 dias, fora toda sua viagem até ali. Ele cometeu apenas um erro e pronto! Estava morto dentro de sua “casa”. Isto nos mostra como a vida pode ser implacável, mas também nos faz pensar o motivo de vivermos sempre da melhor forma possível ser tão importante.

Apenas para deixar claro, quando disse acima “suposta causa morte” me refiro a esta ser a versão oficial mas não final (talvez nunca tenhamos outra). A verdade é que ele foi encontrado com 30 quilos, morto literalmente de fome dentro do ônibus. Supõem-se que ele teria ingerido alguma planta venenosa e adoecido.

Estas foram algumas de minhas reflexões ao assistir Na Natureza Selvagem, mas e você? O que achou? Poderia ficar aqui escrevendo mais algumas dezenas de palavras, mas acho que nunca chegaria a uma conclusão satisfatória. Compartilhe sua opinião conosco nos comentários e vamos debater um pouco sobre esta maravilhosa obra do cinema.

Primeira parte do post, com breve sinopse e sem revelações da trama ( para mandar pros seus amigos : )
Na Natureza Selvagem

Algumas reportagens relacionadas ao filme e a pessoas que foram inspiradas por ele
Ônibus “Mágico” do filme Na Natureza Selvagem se torna atração turística (REPORTAGEM COM SPOILER SOBRE O FILME)
Lugar do filme Na Natureza Selvagem atraindo viajantes (ATENÇÃO! REPORTAGEM TEM SPOILER FORTE SOBRE O FILME!)

Filme e livro para quem quiser adquirir
Livro Na Natureza Selvagem (Livro)
Filme Na Natureza Selvagem (DVD)
Filme Na Natureza Selvagem (Blu-ray)

Os livros de Thoreau e Jack London citados na primeira parte do post
Walden ou a Vida nos Bosques (Thoreau)
O Chamado Selvagem (Jack London)

Previous Na Natureza Selvagem [filme]
Next O Poço e o Pêndulo [conto] - Edgar Allan Poe

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.